A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça, 16 de julho, a relação de programas de doutorado aprovados em 2024. O Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará está entre os aprovados e deve oferecer vagas para doutorandos a partir de 2025. Uma conquista do grupo de pesquisadores que compõe o PPGDOC que, atualmente, conta com turmas de mestrado em Belém e em duas cidades do interior do Estado (Canaã dos Carajás e Breves).

Já está disponível os Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI - I e-PEMCI.  A primeira edição do e-PEMCI ocorreu entre os dias 4 a 6 de dezembro de 2023, nas dependências do IEMCI/UFPA e contou com uma extensa programação de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos submetidos pelos discentes e professores dos diferentes programas de pós-graduação do IEMCI.

Uma ação integrada dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC), visando promover a autoavaliação dos referidos programas e fomentar intercâmbios e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, através da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

Os anais foram publicados na plataforma Zenodo. Um repositório institucional que permite a inserção, pesquisa, partilha, citações e armazenamento de publicações e dados de pesquisa. Uma iniciativa com vistas à Ciência Aberta (Open Science) e Dados Abertos (Open Data), desenvolvida pelo consórcio europeu OpenAIRE e CERN (European Organization for Nuclear Research), que permite o registro com um Identificador de Objeto Digital (DOI), que facilita bastante o armazenamento e disseminação de produções acadêmicas e o intercâmbio científico.

Serviço:

Os 40 resumos expandidos, aprovados para apresentação e publicação nos anais, podem ser acessados na seguinte URL: https://zenodo.org/communities/epemci2023/

As Professoras Andréa Mendonça (PPGET/IFAM), France Fraiha (PPGDOC/UFPA) e Fernanda Chocron (PPGCIMES/UFPA) vêm desenvolvendo o Projeto Interinstitucional de Pesquisa intitulado “Da Concepção a Avaliação de Produtos Educacionais: investigações e mentorias em PPGs Profissionais da Área de Ensino”. Trata-se de um projeto cujo objetivo é desenvolver, por meio do intercâmbio entre professores e alunos pesquisadores da própria prática, em PPGs Profissionais, ações formativas e de pesquisa que potencializem a concepção e avaliação/validação de produto/processo educacional para a Área de Ensino (Área 46 – CAPES).

Como parte das atividades previstas neste projeto, foram desenvolvidas duas atividades em março e abril de 2024 no IFAM, a saber:

Roda de Conversa “Pesquisa Narrativa e sua Interlocução com o Produto Educacional” com as professoras Dra. France Fraiha Martins (PPGDOC/UFPA) e Cinara Calvi Anic Cabral (PPGET/IFAM), ocorrida em 22/03/2024, no IFAM/CMC.

Diálogo sobre “Pesquisa com foco no Ensino Superior e sua Interlocução com o Produto Educacional” com as professoras Dra. Fernanda Chocron (PPGCIMES/UFPA) e Andréa Mendonça (PPGET/IFAM), ocorrido no dia 16/04/2024 no IFAM/CMC.

Fonte: http://ppget.ifam.edu.br/post-14994/