O Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC - realizou no período de 18 a 20 de outubro de 2023 a Semana de Qualificação da Turma 2022 de Canaã dos Carajás. A programação teve início com a Palestra "Formação do Professor Pesquisador para a Docência na Educação Básica", ministrada pela Professora Doutora Terezinha Valim Oliver Gonçalves no Plenário da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.

O momento da qualificação é de grande relevância para a contínua formação de professores e técnicos pedagógicos por propiciar o debate sobre práticas de ensino na educação básica e a troca de experiências entre professores pesquisadores no contexto escolar, principalmente considerando a realidade educacional do município de Canaã dos Carajás e seu entorno. Durante o evento foram 22 bancas examinadoras com a participação de pesquisadores de diversas instituições como a UFPA, UEPA, UNIFESSPA, SEDUC/PA, UFSC, UNAMA, UFOP e UEA. A defesa das dissertações está previsto para ocorrer em Março/2024.